Dermatologia
preenchimentos
Receba Gratuitamente Nosso Conteúdo
Receba Já
Tem alguma dúvida?
Preenchimentos

A O processo de envelhecimento envolve remodelação óssea, absorção de gordura e diminuição da quantidade de ácido hialurônico na derme. Esses fatores levam à formação de sulcos proeminentes na face além de desidratação e formação de rugas aparentes.

São inúmeros os tratamentos dermatológicos disponíveis no intuito de restabelecer a jovialidade. Destacando-se entre eles os preenchedores faciais. No final do século XIX iniciaram as primeiras tentativas de preenchedores com descrição de parafina, teflon, silicone, ouro, colágeno bovino, polimetilmetacrilato, ácido hialurônico, entre outros, sendo a maioria deixada em desuso pelos efeitos colaterais. O ácido hialurônico trata-se do preenchedor mais utilizado na atualidade por sua segurança e por propiciar resultados naturais.

Como deve ser feita a escolha do produto?

Um preenchedor ideal seria não tóxico, não carcinogênico, com baixos ou nenhum risco de reação alérgica, de fácil aplicação, retirável em caso de necessidade, com bons resultados e duradouros. Infelizmente ainda não existe um preenchedor com todas essas características. No entanto o ácido hialurônico, à exceção de não ser definitivo, preenche quase todos os quesitos de preenchedor ideal. O ácido hialurônico é um polissacarídeo componente essencial da matriz extracelular, encontrado em todos os tecidos e com grande capacidade de reter água, hidratando e proporcionando turgor a pele. Está aprovado pelo FDA (órgão controlador de medicamentos dos EUA) desde 2003 e hoje é o preenchedor mais utilizado no mundo.

Quais as indicações desse tratamento?

Como o próprio nome diz o tratamento é indicado para corrigir áreas deprimidas da face como o sulco formado entre o nariz e o canto da boca (sulco nasojugal), "bigode chinês", rugas ao redor da boca, contorno e aumento dos lábios. Em concentrações maiores atualmente é usado para reestabelecimento do volume facial. Além disso, o ácido hialurônico é um ótimo tratamento, quando bem indicado, para melhora de olheiras e cicatrizes deprimidas inclusive de acne. Seu dermatologista lhe ajudará a definir os melhores locais para a aplicação.

Como é feita a aplicação? Vou sentir dor?

A aplicação pode ser realizada no próprio consultório dermatológico. O ácido hialurônico é aplicado através de injeções dentro da derme ou no subcutâneo com agulha ou cânula fina. Normalmente é realizada anestesia tópica com cremes anestésicos, mas em alguns casos pode-se lançar mão de anestesia injetável ( um pouco parecida com anestesia de dentista). Desse modo a dor é bastante tolerável ou ausente.

Em quanto tempo posso ver resultados?

Os resultados com ácido hialurônico são praticamente imediatos. Além disso, as novas gerações do produto permitem uma recuperação rápida com muito pouco inchaço não necessitando período de recuperação e não retirando o paciente de suas atividades diárias. No entanto como pode haver a formação de pequenos hematomas ( "roxos") é indicado que se realize o procedimento pelo menos 10 a 15 dias antes de um evento importante (casamentos por exemplo).

Quanto tempo dura o tratamento?

O ácido hialurônico não é um preenchedor definitivo tendo duração variável de seis meses até dois anos. A durabilidade depende de fatores como o local de tratamento (quanto menor a mobilidade do local maior o tempo de duração), da técnica de aplicação e do produto usado. As novas gerações do produto apresentam maior quantidade de cross-linking (tecnologia que fornece a durabilidade do ácido no organismo) apresentando assim maior tempo de duração.

Existe alguma contra indicação?

Portadores de doenças sistêmicas autoimunes, inflamação ou infecção no local, gravidez, amamentação e pacientes com distúrbio de comportamento não devem ser submetidos ao tratamento. Distúrbios de coagulação e uso de anticoagulantes também podem representar contra indicação. Informe sempre seu dermatologista sobre doenças ou medicações em uso.


Veja abaixo o vídeo sobre o procedimento:

Agende sua Consulta

Estamos preparados para te ajudar! Nós somos acessíveis a você para questões ou preocupações que possam surgir.


Agende Sua Consulta